O mercado de chocolates no brasil
Segundo a ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Chocolate, Amendoim e Balas e derivados), o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate do mundo, sendo também um grande produtor de Cacau. Atualmente o mercado de chocolates tem presenciado um forte aquecimento, principalmente pelo maior poder aquisitivo da população que agora pode investir neste alimento tão desejado.
Além da questão do poder aquisitivo temos o crescimento ocasionado pela mudança na visão do consumidor sobre o chocolate. Diversas pesquisas comprovam que o chocolate traz consigo muitos benefícios. A mais recente, publicada na revista British Medical Journal , pela Universidade de Cambrigt, afirma que o chocolate é um alimento amigo do coração, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, apresentando grandes quantidades de flavonóides em sua composição.
O consumidor atualmente não enxerga o chocolate apenas como uma sobremesa ou um docinho no final do dia, hoje ele é visto como um alimento que traz energia, consumido inclusive durante os tão temidos vestibulares. Além disso, é visto como um confort food, ou seja, um alimento que nos traz um momento de conforto, de alegria e que muitas vezes nos lembra da infância. Os chocolates artesanais são os que mais trazem essa sensação ao consumidor, pela imagem de consumo de um produto único e especial.
Sendo assim, o investimento no mercado de chocolates tem se tornado um excelente negócio, visto que a lucratividade é alta, e com o aquecimento do mercado durante a época da Páscoa, o retorno é rápido e certo. Agora, para quem já produz chocolates o interessante é produzir cada vez mais com criatividade, explorando produtos da culinária regional e criando combinações que incentivem o consumidor, deixando a cada mordida um gostinho de quero-mais.
Para você, que deseja investir nesse mercado tão chamativo, a Finamac Arpifrio tem as máquinas certas: a Chocomachine, a