história do chocolate e do cacau
1. História do Chocolate
2. Cacau: História e Evolução
3. Uso do Cacau e Chocolate
4. A indústria do Chocolate no Brasil
5. O que são alimentos light?
6. O consumo do chocolate no Brasil
7. O mercado do chocolate no Brasil
8. O mercado do chocolate no Mundo
9. Arcor no Mercado
10. Arcor na Páscoa
11. Benefícios do Chocolate
PESQUISA BEATRIZ ALVES
1. Historia do chocolate
Indústria chocolateira no Brasil
Relembrando os séculos 19 e 20
O cacau chegou ao Brasil pelo estado do Pará, em 1746, trazido pelo francês Louis Frederic Warneaux. No mesmo ano, Antônio Dias Ribeiro recebeu algumas sementes do colonizador francês e começou a cultivar a amêndoa em cidades como Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, o que ajudou no desenvolvimento econômico da região.
(Aliás, o cultivo de cacau nas cidades baianas foi tão bem-sucedido que contribuiu para enriquecer a cultura brasileira, servindo de inspiração até para as obras do consagrado escritor Jorge Amado.)
Na metade do século 19, o Brasil já era o maior exportador de cacau do mundo, chegando a mandar para o exterior, em 1880, mais de 70 mil toneladas.
Com a produção do cacau em alta, começaram a surgir, no fim do século 19 e início do século 20 as indústrias de chocolate no país. Em geral, elas eram familiares, fundadas por imigrantes da Alemanha, Letônia e Suíça.
Neugebauer
A primeira fábrica de chocolate foi a Neugebauer Irmãos & Gerhardt, fundada em Porto Alegre no ano de 1891. A empresa pertencia aos irmãos alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer e ao sócio Fritz Gerhardt.
No início, utilizavam-se técnicas artesanais de produção. As máquinas só começaram a ser acionadas na década de 1920.
Lacta
A Lacta, fundada em 21 de janeiro de 1912, em São Paulo, pelo cônsul suíço Achilles Izella, foi pioneira na produção industrial de chocolate. A empresa utilizava equipamentos avançados para fabricar seus produtos, e deu início a essa prática no