Avaliação de desempenho: uma ferramenta na formação do servidor público
Side Ferreira
A avaliação de desempenho é uma prática que vem sendo utilizada desde o surgimento das instituições, privadas e públicas, sendo que nas públicas a sua aplicação é mais recente e associada ao sistema de mérito. Ao longo do tempo, esse modelo de avaliação vem sendo modificado, na busca de abordagens que se ajustem mais à realidade de cada momento. Nos últimos anos, no entanto, o ambiente organizacional sofreu mudanças tão drásticas que a necessidade de alterações mais profundas fizeram-se necessárias e a Avaliação de Desempenho tornou-se uma ferramenta indispensável na organização.
As mudanças no plano econômico e social demandaram por uma reorganização do processo produtivo que, conseqüentemente, levaram a uma mudança do perfil do trabalhador e da sua relação com o trabalho. Assim, a globalização da economia impôs a busca da competitividade e da qualidade nas organizações sob pena destas não sobreviverem. A competitividade, aliada à reestruturação produtiva, fez surgir novos conceitos voltados à flexibilidade, qualidade, produtividade e aumento da satisfação dos clientes. O avanço tecnológico impôs uma modernização na infra-estrutura e gerência das organizações e uma capacitação de sua mão-de-obra produtiva.
A história da administração pública no Brasil é marcada pela extrema centralização do poder nas mãos do Executivo. Herdada do Estado português, a então colônia manteve sua estrutura administrativa e sua utilização para sustentar interesses de grupos dominantes, que se alternaram no poder, em detrimento das necessidades da maioria da população. No Brasil colônia, o cargo público era propriedade do rei, que o concedia a seus favoritos, conferindo-lhes autoridade e nobreza. A obtenção de um cargo público tornava-se possível, também, em leilão ou comprado diretamente da Coroa. Havia, ainda, a ocupação do cargo vago por concurso. Entretanto, os documentos que os