O mercado de beleza e estética
Ciências Contábeis – Economia
Elza Lopes Pereira RA 448251
Salão de Beleza
Tutor a Distância: Profª Maria Renata M. G. Dalpiaz
Glaucilândia MG, 26 de setembro de 2013.
O MERCADO DE SALÃO DE BELEZA
INTRODUÇÃO
Essa ATPS de economia tem como desafio fazer o levantamento de um produto ou serviço com seus aspectos de desenvolvimento econômico. Através de pesquisas determinei como o tema deste trabalho o serviço no ramo de beleza, devido ao seu potencial de crescimento no mercado nos últimos anos. Este trabalho trata de uma pesquisa de mercado sobre Serviços de salão de beleza no Brasil.
Como fonte de pesquisa foi utilizado acesso a sites diversos que discutem a economia do país atualmente, buscando informações úteis para a ATPS e concluindo um resumo do conteúdo utilizado. Logo, como objeto de trabalho dessas ATPS foi determinado o tema os serviços de Salão de Beleza.
Nos últimos anos, a atividade dos salões de beleza vem se destacando de forma acentuada. Em boa parte por conta das mudanças da sociedade e da necessidade das pessoas estarem sempre bem apresentadas e saudáveis. Isso é facilitado pelo aumento da renda e da disponibilidade para gastos anteriormente considerados não essenciais. O perfil de consumo mudou significativamente e salões de beleza são frequentados por todos os tipos de consumidores, independentemente de sua classe social, opção religiosa, idade e sexo.
Nesse sentido, as atividades do salão de beleza foram agregando cada vez mais serviços, saindo do corte de cabelo e tratamento de unhas para um universo de atividades mais amplo. Agora a população está utilizando com muito mais frequência tratamentos estéticos, tingimentos, depilação, pedologia, tratamentos capilares completos, estéticas, etc. Esse cenário mostra uma diversidade maior de serviços, uso de tecnologias cada vez mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza e moda. A