O mercado de ações
TEMA: O Mercado de Ações
TÍTULO: Mercado de Ações
OBJETIVO: Apresentar os conceitos principais do mercado de ações.
JUSTIFICATIVA: O mercado de ações tem se mostrado nos dias atuais como uma das opções de investimentos mais rentáveis e seguras. Este trabalho se torna de suma importância, pois apresenta as formas de ações e suas rentabilidades, proporcionando, à nós administradores , um maior conhecimento sobre este mercado que cada vez mais têm crescido e motivado interesse de empresas.
INTRODUÇÃO: Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve-se estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. Uma operação no mercado de ações compreende a compra ou a venda de ações listadas em Bolsas de Valores. Veremos a seguir os principais conceitos envolvidos neste mercado.
DESENVOLVIMENTO: As ações de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. As ações podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão. Há dois tipos de ações, as ordinárias e as preferenciais. As ordinárias proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem aos acionistas o direito de voto em assembléias gerais. As preferenciais garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. A rentabilidade das ações é variável. Parte dela, composta de dividendos ou