o meio AMBIENTE
1.1 Eram uma vez, três pequenos porquinhos irmãos que viviam muito felizes, cantando e comendo bolotas.
1.2 Gostavam de música e cada um deles tocava um instrumento. Menor tocava flauta, o médio o violão e o maior tocavam piano...
1.3 Mas na mesma floresta, vivia um lobo que os queria comer. Os três irmãos resolveram fazer uma casa para viver mais tranqüilos e seguros, mas não estavam de acordo em com os materiais que utilizariam para construir a casa.
1.4 A minha será de palha - disse o menor-, a palha é macia e terminarei com facilidade. Terminarei muito rápido e poderei ir brincar . O irmão do meio decidiu que sua casa seria de madeira:- Posso encontrar um monte de madeira pelos os arredores, - explicou a seus irmãos, - Construirei minha casa com todos esses troncos e me irei também a brincar.
1.5 O maior decidiu construir sua casa com tijolos. – Ao que me custe muito esforço, será muito forte e resistente, e estarei salvo do lobo. Assim poderei colocar uma chaminé para assar as bolotas que recolhi na floresta.
1.6 Quando as três casinhas estiveram terminadas, os porquinhos cantavam e bailavam na porta, felizes por haver acabado com o problema:- não nos comerá o lobo! Então de trás de uma arvore grande surgiu o lobo,rugindo de fome:Porquinhos eu vou os comer!
1.7 Cada um se escondeu em suas casas, pensando que estavam a salvos, mais o lobo feroz se encaminhou a casinha de palha do irmão menor e na porta gritou: -soprarei e soprarei e a casinha derrubará! E soprou com todas as suas forças: soprou e soprou e a casinha de palha se veio a baixo. O porquinho menor correu o mais rápido que pode e entrou na casa de madeira do irmão do meio. -. Não nos comerá o lobo feroz!
1.8 Em casa não pode entrar o lobo feroz!- cantavam desde dentro os porcos. De novo o lobo enfurecido que antes ao sentir-se enganado, se colocou de ante da porta e começou a soprar e soprar gruindo:- Soprarei e soprarei e a casinha derrubará!
1.9 A