o medoto das ciencias da natureza
Os Sertões 1902 retrata a guerra de canudos, sendo publicados em vários idiomas.
Contrastes e confrontos 1907 pode-se dizer que é uma obra cientifica e uma obra de arte. Trata-se de uma obra única na historia das letras brasileiras.
A Margem da Historia 1909 publicação póstuma, reúne os artigos de Euclides sobre a Amazônia antes e após a sua viagem à região. Os ensaios amazônicos reforçam a tese de uma formação histórica marcada por contrastes e antagonismos. O dever da ciência e dos intelectuais era para Euclides da cunha promover o encontro entre estado e nação.
Semana da arte moderna.
A Semana, realizada de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de são Paulo, foi muito importante para a cultura do País. Nessa época, as artes brasileiras eram meras repetições do que se produzia na Europa. Inconformados com essa situação, muitos jovens artistas propuseram um movimento de renovação da cultura nacional, que tornasse o Brasil independente nas ideias, artes plásticas, música e literatura. Eles queriam quebrar o passado para dar chance de surgirem novas idéias artística.
Propostas dos modernistas.
A proposta era virar a arte brasileira de cabeça para baixo. Se dependesse deles, seriam banidos de vez todos os academicismos, tradições e modelos das escolas da época. Eles queriam libertar os artistas das regras rígidas da estética clássica. Contra o atraso e os conservadores, a arte de vanguarda. O momento era de renovação. Romper com o passado significava pegar carona no futurismo, no dadaísmo, no surrealismo, no cubismo. Todos os "ismos" que vinham da Europa seriam traduzidos no Brasil em um só movimento: o modernismo. Porém, longe de copiar a cartilha que vinha de fora, eles pregavam a valorização da identidade nacional em nossa cultura. Era preciso incorporar nosso folclore, nossos ritmos, nosso tempero e nossa rica maneira de falar. Entre os modernos, estavam os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del