Administração
1-) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
R- imbuido dos principios positivistas, Durkheim queria definir com rigor a sociologia como ciencia, estabelecendo seus principios e limites e rompendo com as ideias de senso comum- os achirmos que interpretam a realidade social de maneira vulger e sem critérios. Em uma de suas obras fundamentais, As regras do médoto sociológico, publicada em 1895. Durkheim definiu com clareza o objetivo da sociologia, os fatos sociais.
2-)Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
R- De acordo com as ideias defendidas nesse trabalho, para o autor, o fato social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente.
3-)Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
R- deve deixar de lado suas prenoções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação áquilo que está sendo estudado.
4-)Qua lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
R-
Interpretação, problematização e pesquisa
5-) Durkheim afirma:
“Existem, pois, especies sociais pelas mesma razão por que existem especies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatomica.”
Que caracteristicas da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
R-
6-)Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciencia, Durkheim afirma:
“O sentimento é objeto de ciência, não é critério diverdade cientifica.”
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
R- Para Durkheim, a ciência não deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista por que para ele, tudo que nos mobiliza, nossas simpatias, paixoes e opiniões, dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver.