O massacre de munique - xx jogos olímpicos - 1972
UFMG
XX JOGOS OLÍMPICOS – MUNIQUE 1972
Fernando Eustáquio França Júnior
Licenciatura
História e Educação Física
Prof.: Tarcísio Mauro Vago
Dezembro – 2012
Belo Horizonte
INTRODUÇÃO
No dia 26 de abril de 1966, Munique ganhou o direito de sediar os XX Jogos Olímpicos a serem realizados em agosto de 1972. O Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou duas rodadas de votações para escolha da sede dos Jogos, sendo Munique a vencedora das duas rodadas. Os outros candidatos eram Madrid (Espanha), Montreal (Canadá) e Detroit (Estados Unidos).
Com a participação recorde de 121 nações e 7 134 atletas, foram organizados pelos alemães para celebrar a paz. A Olimpíada de 72 marcou o começo do gigantismo na era moderna. Surgia a primeira Vila Olímpica com capacidade para 16 mil pessoas e o estádio olímpico com capacidade para 75 mil pessoas impressionava com uma inovadora obra arquitetônica com teto de lona transparente. Munique também foi a primeira Olimpíada a ter seu mascote. O cãozinho Waldi foi o primeiro mascote da história das Olimpíadas.
BRASIL NOS JOGOS DE MUNIQUE
Brasil: Um desempenho abaixo do esperado, com duas medalhas de bronze. Nélson Prudêncio conquistou a medalha de bronze no salto triplo e o judô conquistava sua primeira medalha olímpica da história com Chiaki Ishi na categoria meio - pesado. As decepções ficaram por conta do futebol e do basquete.
Pela primeira vez a televisão brasileira transmitiu o evento ao vivo. A Rede Globo mandou sete jornalistas para cobrir os jogos: Júlio de Lamare, Luciano do Valle, Geraldo José de Almeida e Ciro José eram os narradores das competições. A equipe tinha ainda o apresentador Léo Batista e dois produtores.
Chiaki Ishi exibe medalha que ganhou nas Olimpíadas de 1972
DESTAQUES DOS JOGOS
Mark Spitz - O grande nome de Munique e um dos maiores de todos os Jogos Olímpicos foi o do nadador norte-americano Mark Spitz. Campeão olímpico de sete provas da