O marketing no mercado imobiliário
Marketing no Mercado Imobiliário
Acadêmico – Humberto Brandão Mascarenhas
Tutor Externo – Rodrigo de Sousa Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Negócios Imobiliários(Turma MOB0015) – Prática do Módulo II
29/06/11
RESUMO
O Marketing no Mercado Imobiliário é uma necessidade básica, não só para as grandes, mas também para as médias e pequenas empresas, todas as vendas começam com marketing, fazer negócios imobiliários na era da informação e de grandes avanços tecnológicos requer habilidades e ferramentas que só o marketing pode oferecer, O princípio de que o cliente se adapta ao produto é errado no imobiliário, a idéia de que um tipo único de produto serve numa urbanização ou zona de escritórios para vários tipos de clientes privados ou organizacionais é errada.
Nada de customização, mas sim personalização, segmentação de clientes e nichos. Escolher um segmento de mercado onde uma necessidade se faz sentir, que pode ser satisfeita em condições ideais e imediatas para o agente imobiliário e para o cliente comprador, com uma vantagem sobre as soluções imobiliárias concorrentes, esse é o grande desafio para as empresas imobiliárias que o marketing traz a solução.
Palavras-chave: Marketing, Plano de Marketing, segmentação e nicho.
1 INTRODUÇÃO
O setor imobiliário vem crescendo junto com o crédito disponível para os brasileiros. Tijolo por tijolo, parcela por parcela, os consumidores caminham juntos com as construtoras e já planejam e executam o projeto de aquisição do imóvel próprio com cada vez mais freqüência. É verdade que o boom imobiliário que o país vive tem uma grande parcela de responsabilidade pelo aumento da demanda. O resto é com o Marketing mesmo. Com tantas ofertas, como fazer o inquilino optar pelo financiamento de uma ou outra construtora? Com ou sem argamassa, o Marketing das empresas precisa construir um relacionamento forte e confiável para fazer com que o