Marketing pessoal
Além disso, o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
2. Porque do marketing pessoal?
Hoje, não há mais lugar para a passividade, para manter a expectativa de que a empresa continuará paternalista nos protegendo e nos conduzindo a posições mais altas e com melhor remuneração. Esse tempo acabou. O que vale agora é a competitividade. Cada um de nós é responsável pelo seu sucesso pessoal e profissional. Somos solicitados a ser empreendedores, a ser vencedores onde quer que estejamos. Para isso, necessitamos conhecer o mercado, entender as mudanças e empregar técnicas também competitivas e adequadas.
Houve uma época em que você era contratado para trabalhar em uma grande empresa, em uma carreira para toda a vida. Não havia necessidade de se preocupar muito com sua carreira. A empresa faria isso para você. Bem, as coisas eram assim no passado.
No mundo de hoje, de competição acirrada, o lema é cada um por si. Você não pode confiar que a empresa tome conta de você porque ela mesma não pode estar segura de que continuará a existir por tempo suficiente para isso. Você tem de tomar conta de si mesmo.
Portanto, para competir é preciso abandonar velhos paradigmas, a forma tradicional de pensar que tudo continuará como no passado. As mudanças estão acontecendo com rapidez incrível e quem não perceber isso e não procurar se adaptar à nova realidade ficará a ver navios ou vivendo nas nuvens.
3. A Empregabilidade e o Marketing pessoal
Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a