Marketing imbiliário
2960 palavras
12 páginas
Capítulo 1CONCEITOS
O Marketing em Contexto Imobiliário
O desenvolvimento do marketing encontra os seus fundamentos nestes princípios que resultam numa filosofia de ação válida para qualquer agente econômico no mercado de bens imobiliários ao serviço de um público de compradores ou utilizadores.
A concretização desta filosofia de ação supõe, por conseguinte, um duplo trabalho por parte dos agentes imobiliários:
A análise sistemática e permanente das necessidades do mercado e o desenvolvimento de conceitos de produtos imobiliários com qualidade e características de construção, habitabilidade, localização, valor econômico e excelente desempenho destinados a grupos de compradores específicos e que apresentam qualidades distintas que os diferenciam dos concorrentes imediatos, assegurando deste modo ao agente econômico, uma vantagem concorrencial duradoura e defensável; são estes os objetivos referentes ao marketing estratégico.
A organização de estratégias de desenvolvimento cujo objetivo é dar a conhecer e valorizar junto de compradores potenciais as qualidades distintivas reivindicadas pelos bens imobiliários oferecidos, reduzindo assim os custos de prospecção dos compradores; é a função do marketing operacional. Estes dois comportamentos são intimamente complementares e concretizam-se no agente econômico através de elaboração de políticas de marca, de produtos construídos, de carteira de bens imobiliários – terrenos ou edifícios, de políticas de serviço e estratégia comercial que surgem como instrumentos da aplicação operacional do conceito de marketing. A óptica de marketing tem limites cuja importância é necessário ter em conta: O objetivo do marketing é satisfazer as necessidades, desejos e aspirações dos compradores imobiliários a curto ou a longo prazo? O