O maquinista
Na cena seguinte descobre-se que Felício e Mariquinha estão apaixonados, mas que a existência de pretendentes mais ricos impede o casamento dos dois. Felício promete então colocar em prática um plano para que o matrimônio seja possível. Chega então à sala de estar o Inglês, Sr. Gainer, o outro pretendente de Mariquinha, que comenta sua mais nova invenção: uma máquina que faz açúcar a partir de ossos.
Em seguida, chegam os amigos da família, Eufrásia, o marido e seus dois filhos, que comentam todo tipo de coisa sem importância, como o preço de vestidos, com as donas da casa. Ainda nessa cena, uma das escravas de Clemência quebra algo e leva uma grande surra da patroa.
Quando essas visitas vão embora, tem início o plano de Felício, primeiro ele fala ao Inglês que Negreiro o havia chamado de especulador, depois, vai até Negreiro e o convence que o Sr. Gainer vai denunciá-lo às autoridades inglesas. Com a briga dos dois descobre-se que na realidade Clemência queria ela mesma se casar com o inglês e não dar a mão da filha. Ela resolve então escrever uma carta ao Sr. Gainer para propor casamento a ele.
No momento em que realiza o pedido, no entanto, volta seu marido, que todos acreditavam estar morto. Escondido em um canto, o marido ouve toda a conversa entre o inglês e a esposa, assim como a troca de confidências entre Mariquinha e Felício. O desfecho da história acontece quando Alberto sai de seu esconderijo e proíbe a mulher de se casar novamente, ao mesmo tempo em que consente o casamento de Marquinha e Felício.