O Mapa Da Alma Cap 1
1. Resumo
Com o objetivo de mapear a psique do ser humano, Jung discorre inicialmente sobre o ego, e sua relação com a consciência, em seguida o que é esta consciência a qual está presente em todos os seres vivos, desta maneira qual a diferença em os humanos e outros animais em termos psíquicos.
A partir da explicação de como ego é moldado, qual a sua função na psique humana e as influencia que agem sobre ele, explica os tipos de personalidades. A personalidade nº1 a qual se refere a um potencial inato do ser humano e a personalidade nº2 que se refere ao que se constrói socialmente ao longo da vida.
2. Principais ideias
O ego que um espelho da consciência.
Todos os seres vivos são dotados de consciência.
Apesar de o ego ser a unidade a qual controla o que a pessoa faz ou não ele é influenciado por emoções na tomada de decisão.
O conteúdo da consciência são pensamentos, imagens, sentimentos, lembranças entre outros.
Mesmo antes de uma pessoa ter um autoconhecimento, a consciência já esta presente.
A personalidade se divide em fatores inatos e sociais.
3. Citação
“O oposto da consciência é o sono profundo e sem sonhos, a ausência total de reatividade e da capacidade de perceber e sentir. E a permanente ausência de consciência de um corpo é praticamente uma definição de morte, exceto em casos de prolongado coma.” (MURRAY, 2009, p.25)
“Depois de um certo ponto no desenvolvimento, o ego humano e a consciência humana passam a ser largamente definidos e moldados pelo mundo cultural em que a pessoa cresce e é educada. Isso constitui uma camada, ou invólucro, da estrutura do ego em torno do ego central” (MURRAY, 2009, p.29)
“Em sua estrutura superior, o ego é racional, cognitivo e orientado para a realidade, mas em suas camadas mais profundas e escondidas está o sujeito ao fluxo da emoção, fantasia e conflito, e as intrusões dos níveis físico e psíquico do inconsciente.” (MURRAY, 2009, p. 33)
“Nas palavras de Jung, "assim como o