A guerra do fogo
GÓMARA, Francisco López de História General de las Índias. Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978
O texto acima expressa uma forma de ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico.
a) comente sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas são tratados no texto.
Em razão dos indígenas terem modos e costumes totalmente diferentes dos espanhóis a atitude dos mesmos foi totalmente preconceituosa por acharem que a sua cultura era superior da dos indígenas tentando fazer assim a “civilização religiosa”.
b) identifique e caracterize cultural e economicamente as três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis- Maias, Astecas e Incas – mostrando como viviam e se no período anterior à conquista espanhola.
Civilização Maia – habitaram na região das florestas tropicais. Formaram um império unificado, favoreceu a invasão e dominação de outros povos.
• Religião: era politeísta.
→ acreditavam em vários deuses ligado à natureza;
→ elaboraram um calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano;
→ usavam a escrita com símbolos e desenhos, conhecidas como hieróglifos, registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, etc.
• Desenvolveram: era muito desenvolvida a matemática, para a invenção das casas decimais e o valor zero.
• Economia: cultivavam a agricultura, principalmente milho, feijão e tubérculos.
Civilização Astecas – habitaram na região do atual México, fundaram a importante cidade de Tenochtitlán.
• Religião: era politeísta.
→ cultuavam diversos deuses da natureza