O LÚDICO: possibilidades para superar as dificuldades de Aprendizagem na Matemática – Discalculia.
Resumo
Este artigo vislumbra a reflexão sobre o lúdico na sala de aula como possibilidade para superar as dificuldades de aprendizagem na matemática - Discalculia. Enfatiza-se que o docente deve estimular atividades lúdicas e despertar em seu aluno o prazer para aprender, possibilitando um ambiente agradável, pois é de suma importância, para o seu desenvolvimento. Esta proposta, bem planejada, coordenada e aplicada superará as possíveis dificuldades no entendimento da matemática.
Abstract
This article sees the reflection on the playful in the classroom as a possibility to overcome learning difficulties in mathematics - Dyscalculia. Emphasizes that the teacher should encourage play activities and awaken your student to learn the pleasure, allowing a pleasant environment, it is of paramount importance for its development. This proposal, well-planned, coordinated and implemented will overcome the possible difficulties in understanding mathematics.
Introdução
Vale registrar que o lúdico, como possibilidade de aprendizagem, é um tema de extremo interesse dos profissionais da educação que a vêem como um recurso pedagógico fundamental para o desenvolvimento do sujeito, inclusive aos que apresentam dificuldades de aprendizagem na matemática.
Entretanto, adverte-se que a brincadeira é uma necessidade no desenvolvimento do ser humano e não pode ser vista apenas como mera diversão, uma vez que o uso de material lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando assim, para uma boa saúde mental, que facilitará a expressão e construção do conhecimento.
A brincadeira espontânea e agradável leva o sujeito a expressar seus impulsos instintivos, dessa forma, serve como elemento encorajador e de orientação que, se bem usado, auxilia no desenvolvimento oportuno da inteligência, fazendo com que sejam apuradas as dificuldades, as