O lúdico na educação infantil
História Infantil na Educação Infantil
INTRODUÇÃO
“Quem sabe ouvir não é apenas popular em toda parte; depois de um tempo também aprende muitas coisas.”
A Educação Infantil vêm ganhando um destaque muito importante em questão de cuidar e educar. Como educadora estou aprendendo a lidar com certas situações que antes pensava não ser tão relevantes, como no caso das histórias infantis.
Ao escolher este tema “Histórias Infantis”, seria desafiante o conto e o reconto de vermelho, Os Três porquinhos, A Bela e a Fera, etc. Estes clássicos fará com que eu possibilite às crianças novas oportunidades de conhecer histórias tradicionais que tem um brilho de magia e aventura.
Atualmente estou trabalhando com a turma de 2 a 3 anos, na quantia de 10 crianças e percebo que elas me disponibilizará muitas fontes de saberes na hora do reconto das histórias. Isso eu sei que vai acontecer porque já conheço essa turminha de muitos meses anteriores. Por um lado também sei que vai ser bem desafiante, quer dizer, difícil de praticar, pois, nesta turma de 10 crianças, tenho 4 que não sabem falar ( com isso torna difícil a participação deles dentro do grupo, por que como eles não sabem falar, as outras crianças se sobressaem por participar ativamente na hora do reconto e dramatizações.
Em cumprimento as exigências do Proinfantil – Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil, o meu projeto de estudo terá no primeiro momento 5 dias consecutivos de histórias infantis, onde trabalharei reconto e dramatizações. Separei 5 livros de história clássica que penso que terá melhor resultado com as minhas crianças que são:
· A Bela e a Fera - História em fantoche (palito de picolé)
· Os Três Porquinhos - Dramatizações
· Chapeuzinho Vermelho - Dramatizações
· João e Maria - História sequenciada
· João e o Pé de feijão - Livro ilustrado (plantação de feijão)
Estes livros estão bem condizentes à realidade tanto da creche