Argumentação
CUIABÁ, MT
2011/01
ARGUMENTAÇÃO
Trabalho solicitado pela disciplina de Língua Portuguesa, ministrado pela professora Henriette.
CUIABÁ, MT
2011/01
ARGUMENTAÇÃO
A palavra argumento tem uma origem curiosa: vem do latim argumentum, que tem o tema argu, cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar". É a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou idéia. Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela. Para que a argumentação se desenvolva com sucesso, o sujeito argumentante deve escolher estratégias discursivas que fortaleçam seu discurso. Estratégias argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc. São fatores que nos ajuda no processo de comunicação.
Vejamos alguns exemplos:
1) http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/page/5/ (Autor não identificado)
Este é um exemplo de argumento com base no raciocínio lógico, pois trata de relações de causa e efeito, e utiliza estratégia argumentativa baseada na mensagem já que procura convencer com base em uma articulação textual bem feita. O uso do outdoor é uma estratégia argumentativa baseada no canal.
2)
Autor: http://www.cicero.art.br/
Este é um exemplo de argumento com base em autoridade, pois sobra ao policial ter que provar,pois em alguns casos,pode acabar respondendo por abuso de autoridade e ao cidadão é permitido não produzir prova contra si mesmo. Utiliza estratégia argumentativa baseada no emissor.
3
argumento com base em autoridade estratégica argumentativa em mensagem
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como