O Líder Servidor e a Liderança em Condições Difíceis
Vários pontos devem ser levados em consideração quando tratarmos da questão de como devemos agir visando o melhor aproveitamento da nossa equipe quando a situação fica difícil. Pois algumas situações acabam levando ao risco constante de o tempo fechar e o vento mudar, e aposto que no seu o sol também não brilha eternamente.
É necessário haver um líder para conduzir o grupo nos momentos difíceis, colocando a equipe de volta nos trilhos e a caminho da recuperação. Este líder acaba sendo reconhecido quando o sol volta a brilhar, portanto acaba sempre sendo um investimento de esforço para as pessoas que conseguem pensar além do curto prazo.
Pretendo sim ser um líder que conduza o grupo nos momentos difíceis colocando a equipe de volta ao objetivo inicial da boa prestação do serviço policial a sociedade paulista quando a situação, assim exigir.
No entanto, para ser esse líder seria importante para um melhor entendimento e esclarecimento sobre o assunto primeiro entender breves conceitos de liderança e sobre o líder em si.
Liderança pode ser definida como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança, por meio da força do caráter. Liderar significa conquistar as pessoas, envolve-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. É preciso fazer com que se empenhem ao máximo na missão, dando tudo pela equipe.
Um executivo bem-sucedido não é necessariamente, um líder de sucesso. O que define a palavra liderança é a capacidade de influenciar os outros para o bem. As equipes realmente eficazes não são comandadas por ditadores ou autocratas.
As pessoas nascem líderes ou se tornam líderes?
Esta é uma questão antiga. “Meu avô era um péssimo supervisor, e por isso também sou um péssimo supervisor”, alguém pode dizer. Ou então: “Minha mãe era péssima esposa e mãe, por isso também