O Líder Completo
Ele deve adquirir em curto espaço de tempo a desenvoltura que lhe permita transitar com tranquilidade e “saber estar” através dos mais variados níveis hierárquicos.
Deve conhecer claramente a missão e os OBJETIVOS que determinam a política geral da organização.
É fundamental que seja dotado da capacidade de entender a natureza humana com as suas necessidades, emoções, “handicaps”, qualidades e ambições.
Tem que caber discernir entre diversas situações e estar preparado para decidir a melhor forma de reagir ou pro-agir com cada uma delas.
De igual forma deve ter a capacidade de adaptar as suas intervenções bem como a intensidade que lhes imprime a cada situação ou pessoa.
Deve ainda “amar as pessoas” por forma que lhe permita interagir da forma mais adequada com cada uma individualmente e com grupos quando a situação assim demandar.
Acima de tudo o Líder deve:
TER, SABER e FAZER para SER.
Assim precisa preencher os condicionantes abaixo explanados com as habilidades necessárias ao cabal desempenho das suas funções, a saber:
1. TER
1.1. Paciência e Compreensão.
Os grandes Líderes permitem aos outros expressar livremente as suas opiniões e compreendem aqueles que enfrentam desafios e buscam oportunidades.
Isso ajuda a manter o entusiasmo individual dentro das Equipes.
Um verdadeiro Líder nunca está “ocupado” quando se trata de escutar a sua Equipe e sabe entender as necessidades e expectativas de cada elemento.
1.2. Curiosidade.
Um Líder deve ouvir “não só mas também” aqueles que se encontram fora do círculo dos “Yes Man” pois se ele não permite que seus Conceitos sejam testados, nnunca saberá se estão corretos.
A falta de capacidade para escutar revela arrogância e apenas escutar os que dizem sempre sim manifesta insegurança nas convicções próprias.
1.3. Convicção.
Ter “fogo dentro de si” é