O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão
Portanto são expressões clássicas que através do desuso que a trás esses falatórios. Por isso até hoje há essa história do maranhão. Em apenas usar em sua fala “tu” já qualificas como sendo o lugar que melhor se usa a língua. Bagno afirma “somente por esse arcaísmo, por essa conservação de um único aspecto da linguagem clássica literária, que coincide com a língua falada em Portugal ainda hoje, é que se perpetua o mito de que o Maranhão é o lugar“onde melhor se fala o português” no Brasil (p.46).
[...] o que acontece com o português do Maranhão em relação ao português do resto do país é o mesmo que acontece com o português de Portugal em relação ao português do Brasil: não existe nenhuma variedade nacional, regional ou local que seja intrinsecamente “melhor”, “mais pura”, “mais bonita”, “mais correta” que a outra. (p.46)
O que acontece é a diferença da língua tanto em Portugal como no Brasil, estarem formalizada de acordo com os dialetos, mais assim como acontece essa transigência no português do Brasil. Também ocorrem em Portugal. Mesmo, presumindo o autor Terra conclama:
Que a resposta nos parece óbvia: é claro que não deva pertencer a Portugal o monopólio do controle normativo da língua, pois, como vimos, as diferenças entres o português de Portugal e o falado no Brasil é tão grande que podemos, com segurança, afirmar que o Brasil não só alcançou sua independência política em relação a Portugal, como também já, há muito, alcançou suas independência linguísticas. Só não