O lugar certo pra cada coisa
Nas padarias e confeitarias, é muito importante que as atividades do dia a dia sejam feitas de forma organizada, de forma que aspectos como desperdícios sejam minimizados. Por exemplo, guardar os objetos de forma que sejam localizados facilmente; colocar cada objeto de volta no mesmo lugar, após o uso. Definir tarefas e responsabilidades para cada setor ou mesmo acabar com a burocracia, tornando práticos e enxutos os formulários, relatórios e informações. E também fazer com que os colaboradores entendam a finalidade e importância da organização, colocando-a em prática.
Às vezes, o padeiro está ocupado em seu trabalho e pede que seu novo ajudante pegue para ele uma ferramenta de trabalho (por exemplo, uma assadeira numa prateleira qualquer). É lógico que sem as informações necessárias (nome da assadeira e dica da prateleira), dificilmente o auxiliar encontrará o que procura. Como consequência, mesmo no aperto, o padeiro tem que parar tudo e perder tempo procurando o que poderia ser encontrado facilmente, se a padaria cuidasse melhor de organizar seu ambiente.
A organização atinge o modo de trabalho, pois trata não apenas de se colocar cada coisa em seu lugar, mas também avalia-se a ordenação das tarefas. O próprio funcionário é a sua ferramenta de trabalho! Assim, é fundamental que a organização em uma empresa passe pela sistematização das tarefas que acontecem, relacionando-as entre si e o modo como são realizadas. Ordenando, assim, as “posições no trabalho”, temos um desenvolvimento intertarefa muito melhor.
A organização facilita o trabalho quando muitas pessoas utilizam o mesmo tipo de material. Um exemplo: com a definição de locais onde guardar os objetos, sinalização e tudo mais, os funcionários de turnos diferentes que usam os mesmos objetos podem trabalhar sem problemas, sem perder tempo. Evitando qualquer tipo de chateação.
Recomendações aos empresários
Na indústria, o ideal é ter áreas de produção