aula fenomenologia 01 09 2015
Fenomenologia – estudo (fenômeno que aparece enquanto demanda)
É um método para os psicoterapeutas existencialista, que busca recortes dos relatos trazidos pelos clientes. (qual o sentido dos relatos, não a queixa pela queixa simplesmente, é algo que quer dizer através da queixa.
Livro para referência bibliográfica: Fenomenologia e Ciências humanas.
Fenomenologia então é a ciência que estuda os fenômenos. Fenômenos é tudo que aparece, é o que surge enquanto demanda, enquanto necessidade, enquanto ponto de ressignificação. Nosso cliente chega para a psicoterapia trazendo um relato, fala, fala, fala, descreve fatos; mas para nos psicoterapeutas nessa abordagem (existencialista) que usa a fenomenologia enquanto método, nosso papel é recortar diante da fala, diante dos fatos, o fenômeno. É esse o fenômeno que será trabalhado na psicoterapia.
Então a fenomenologia não lida com fatos ou meramente relatos. Nós, a partir da aplicação do método fenomenológico, consideramos que nosso cliente é uma pessoa que constitui a existência em camadas, e quanto mais ele busca formar de parecer SER mais ele se distancia da sua essência. Então nosso papel na psicoterapia seria DESCOBRIR essas camadas para permitir que essa essência venha a tona, venha se emergir, daí nosso papel na desconstrução desse SER que forja a SI mesmo. Então nosso cliente arruma um falatório mas qual o sentido desse falatório, o sentido desse falatório que atribuímos a condição de fenômeno a ser trabalhado.
Para ilustrar a fenomenologia antes de entrar com a teoria propriamente dita, com as construções mais fundamentadas segue o caso para compreender o que é fenômeno.
IDENTIFICAÇÃO:
Cliente do sexo masculino, 23 anos, 3º grau em curso, solteiro, no momento do encontro sem trabalho, reside com os pais, e um irmão de 15 anos. Economicamente classe média baixa. Estava sem trabalho porque estava desempregado há 3 meses. Tinha um cargo de renome numa indústria automotiva.
A