trabalho sobre idososo institucionalizados
Giovanna Souza Freitas
Mayara Raquel Oliveira David Rocha
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Artigo apresentado à disciplina de Psicologia Social I como requisito parcial para obtenção de nota de N2
Goiânia, 2015
Resumo
Este trabalho trata da realidade enfrentada pelo idoso que se encontra institucionalizado. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo sido a técnica de coleta e construção de dados pautada em entrevistas semi-estruturadas com os idosos. O objetivo desse estudo foi detectar como o idoso reage às mudanças provenientes de sua institucionalização, percebendo questões como o motivo que o levou a ir para o asilo, como é sua qualidade de vida nesse ambiente, a forma que reage às normas de seu novo lar, os sentimentos mais presentes por estar morando com desconhecidos e longe da família, a maneira como encara o envelhecimento dentro da instituição e suas expectativas em relação ao futuro.
Palavras chave: institucionalização, idoso, qualidade de vida, envelhecimento.
A Entrevista com Pessoas Idosas Dentro de uma Instituição
Giovanna Souza Freitas
Mayara Raquel O. D. Rocha
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
As entrevistas foram conduzidas por nós, alunas Mayara Raquel de Oliveira David Rocha e Giovanna Souza Freitas, para a adequada abordagem aos entrevistados através do método semi-estruturado, no qual, por não ter que seguir todo aquele padrão de métodos estruturados, o entrevistador fica mais livre para ir além das respostas.
De acordo com May (2004) “como em todos os métodos de entrevista, o entrevistador deve não apenas estar ciente do conteúdo dela, mas também ser capaz de registrar a natureza da entrevista e a maneira na qual as perguntas são feitas” (p.149). Por isso durante todas as nossas entrevistas, tentamos ser o mais genuínas possível e, mesmo com tanta inexperiência como entrevistadoras, buscamos ter um cuidado especial