SAPONIFICAÇÃO
EQUIPE: KABUM DAZARABIA PROFESSOR: ADRIANA
SAPONIFICAÇÃO
CURITIBA, MARÇO
2015
INTRODUÇÃO:
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. Nesse processo, os ácidos graxos normalmente usados são o oleico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina nas substâncias gordurosas.
Atualmente a indústria de sabão responde por aproximadamente 25% da demanda de produtos de limpeza doméstica. Grande parte da produção de sabão é proveniente de pequenas indústrias ou indústrias artesanais, dada à facilidade e acessibilidade das técnicas de produção.
O sabão possui uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele écapaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. Ele também é tensoativo, ou seja, reduz a tensão superficial da água, aderindo assim melhor às superfícies
Saponificação é basicamente a reação química que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte com aquecimento. O sabão é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. Além disso, o sabão é um tenso ativo, ou seja, reduz a tensão superficial da água fazendo com que ela "molhe melhor" as superfícies.
OBJETIVO:
Essa atividade tem como objetivo produzir diversos tipos de sabões para no final do bimestre podermos apresenta-los em uma feira para todos.
Avaliar o comportamento do processo de preparo.
Observar resultados das reações de saponificação.
SABÃO EM GARRAFA PET:
Ingredientes:
1 litro de óleo de cozinha usado
200 ml de água
240 ml de soda caustica líquida
Modo de preparo:
Utilizando um funil, coloque em uma garrafa PET o óleo, a água e por último a soda caustica. Balance um pouco para que os ingredientes se misturem bem e tampe. Aguarde até que endureça,