O lixo nosso de cada dia
Dentre os problemas ambientais mais graves o lixo é um dos mais sérios, ele é o que causa as maiores catástrofes tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da nossa população.
O lixo tem tornado uma das grandes preocupações da ordem sanitária e ambiental dos prefeitos de todas as cidades brasileiras, e dos principais países do mundo inteiro.
É de responsabilidade de todos nos a limpeza urbana, a coleta de cada dia e na destinação final do lixo. Cada uma dessas fases envolve muitos processos, acabando por ser deficitário o serviço, devido à falta de recursos.
O lixo que se acumula nas vias públicas, terrenos baldios e lixões produzem a proliferação bactérias nocivas como transmissores de doenças, polui o solo, o ar e o lençol d'água, dificulta o escoamento dos córregos causando danos ao sistema de drenagem de águas pluviais provocando muitas vezes inundações e desmoronamentos, entre tantas outras poluições como do ar,do mar entre outros.
Também ao longo do tempo o homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta. Os recursos eram abundantes e a natureza aceitava os despejos de resíduos que era depositado sobre ela.
Hoje em dia questão ambiental é um dos assuntos que mais tem atraído a atenção das pessoas, pois só agora veio à devida valorização que se dá à qualidade de vida, e também só agora a humanidade tem percebido o quem ocorrido como conseqüências da falta de preocupação a o meio ambiente tem conduzido a situações criticas para a própria sobrevivência da humanidade,
Os gananciosos empresários do mundo inteiro fazem do mundo e do capitalismo como sinônimo de poder executivo, ao qual não se preocupam com o que há de vim, talvez porque não estarão aí para verem o resultado final de suas imensas obras