O lixo nosso de cada dia
RESUMO
O projeto trata dos problemas ocasionados pelo lixo produzido na comunidade do entorno do Parque Gruta da Onça (Vitória-ES).
Utiliza a observação, aplicação de questionários e conversas informais com a comunidade como meio de aplicação e avaliação do projeto.
Aponta para possíveis soluções coletivas diante do diagnóstico de males à saúde e ao meio ambiente causado pelo acumulo de lixo.
INTRODUÇÃO
Mundo complexo, problemas complexos e soluções complexas...
A educação ambiental vista nesta perspectiva da complexidade impulsiona aqueles que buscam pensar globalemnte e agir localmente por meio de ações coletivas numa visão inter e transdisciplinar.
A complexidade citada por Morin (2003) e a necessidade de um enfoque complexo sobre as questões ambientais numa dimensão cultural, econômica, ecológica e social, apontado por Layargues (2002), são parâmentros que nos permitem uma reflexão sobre os grandes desafios postos a todos que militam na área ambiental no sentido de promover melhorias na nossa qualidade de vida.
Morin, coloca a complexidade como problema e desafio e não como uma respostas. O adjetivo complexo vem do latim plecto, plexi, complector, plexus,, cujo sentido é cingido, enlaçado, tecido, trançado e apreendido pelo pensamento. Aqueles que atuam na promoção de uma EA atuante, vivem constantemente cercados por desafios, seja nos espaços formais ou informais que promovam ações de EA.
A questão do lixo tratada nesta perspectiva será trabalhada de forma que articule ações coletivas na comunidade do bairro envolvendo Lideres Comunitários, Escola e os educadores ambientais do Parque, traçando metas a serem alcançadas no sentido de solucionar o problema.
JUSTIFICATIVA
O estado do Espírito Santo e principalmente Vitória, a capital uma bela ilha, cercada de morros, revestido de mata