Região norte
Prof. Sidiney Vaz
Trabalho de geografia
Prof. Sidiney Vaz
Colégio: E.E. Profº Hélio Cerqueira Leite
Série: 2º Ano do Ensino Médio
Prof: Sidney Vaz
Trabalho sobre: Região Norte do Brasil :
Economia da Região Norte do Brasil ;
Como desenvolveram as cidades na região;
Industrialização da região Norte.
Para obtenção de nota no 1º bimestre na disciplina de Geografia.
Economia da Região Norte do Brasil
Como não poderia deixar de ser, a economia da região Norte está intimamente ligada ao seu grande potencial natural. As principais atividades são: agropecuária, pecuária, o extrativismo mineral, animal e vegetal, a exploração industrial e a exploração turística.
A agricultura e a pecuária, são pilares importantes na construção da economia da região Norte. No entanto, são duas atividades que motivam desmatamentos da Floresta Amazônica, principal floresta do mundo.
O estado de Rondônia é o destaque da região na prática da agricultura. Especialmente no início da década de 70, o estado começou a ter uma cultura de grande plantio de diferentes alimentos. O reflexo disso é a grande importância que o estado tem para a produção de: café, milho, mandioca, soja, cacau, feijão e até mesmo uva.
Já na pecuária, o segmento de criação de bovinos é a principal vertente da região Norte. Três estados concentram a criação desses animais: Pará, Rondônia e Tocantins. Em 2008, por exemplo, Rondônia foi o quinto estado que mais exportou carne no Brasil. Outro estado com boa cultura pecuária é Roraima, que tem o maior rebanho de búfalos do país.
A pecuária também permite que se aproveite da produção de leite. Nesse quesito, Pará, Rondônia e Tocantins voltam a figurar os primeiros lugares como os maiores produtores de leite da região Norte.
O extrativismo vegetal foi bastante explorado por meio da retirada de látex, extração de açaí, madeira, castanha-do-pará e outros. Porém, essas atividades não têm a mesma importância que tiveram, por