o livro de jó
Tema: Por quê? O justo sofre?
Significado do nome Jó: Meu Senhor!
Propósito do livro: fazer o homem se conhecer, saber que o frágil e totalmente dependente de Deus o qual prova o todos o quanto ama.
Quem era Jó? Habitante da terra de UZ, homem reto, sincero, temente a Deua e que se aparta do mal; próspero e um pai exemplar respeitado por todos e um ajudador dos necessitados.
Não tinha sua riqueza como seu guia ou a coisa mais importante de sua vida. Possuía uma profunda intimidade com Deus e o adorava constantemente, ao contrário de sua família os quais não davam importância as coisas de Deus. Seus filhos preocupavam-se apenas com festas as quais não trazim bem espirituais, somente preocupação para Jó, o qual pela madrugada oferecia a Deus sacrifícios por eles para que se por ventura pecassem, Deus os perdoasse.
Sua esposa também pelo que se entende, estava mais apegada aos bens materiais de Jó do que a Deus; esse seu comportamento se percebe quando ela pede para que Jô amaldiçoasse a Deus e depois morresse aconselhando ele a talvez se suicidar depois que perdeu tudo.
Neste livro encontramos verdades que nos ajudam a trilhar caminhos retos, nos preparar diante das aflições e estarmos prontos a enfrentar e vencer o inimigo, o qual é real,perigoso e invejoso, pois não tendo direito ele as bênçãos de Deus, fará tudo para que nós, percamos o que temos e não conseguir as bênçãos que estão em nossa frente.
Como se vê, o inimigo de nossas almas invejou a vida de Jó e penetrou ou invadiu uma reunião celestial junto com os filhos de Deus (os anjos), por duas vezes para pedir a Deus que tocasse em Jó, seus bens e seus filhos, insinuando que ao perder tudo, Jó abandonaria a Deus dizendo que ele só era obediente por causa das riquezas. Mas Jó manteve-se firme e exclamou: “Nú sai do ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá, bendito seja o nome do Senhor”.
OS DISCURSOS DOS AMIGOS DE JÓ (Cap. 2 versos 11 a 13)
Ao saber do grande sofrimento de Jó, sem os