Empreendedorismo
Diante da competitividade, no mercado atual, faz-se necessário que os empresários agreguem valor ao seu produto e/ou à sua empresa. Para tal, uma das ferramentas utilizada é o marketing, que identifica a necessidade e cria a oportunidade, envolvendo um conjunto de processos relacionados à criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, promovendo benefícios da organização e do seu público interessado.
Para alcançar o domínio do mercado-alvo, o marketing deve traçar estratégias através de um conjunto de variáveis para que possa influenciar a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.
Esse conjunto de variáveis é denominado mix de marketing que se divide em 4 passos: produto, preço, praça e promoção, sendo esta última a responsável por atrair e reter clientes; bem como informá-los sobre produtos ou serviços da organização.
Formular estratégias de marketing ajudam a determinar o foco da organização, influenciando diretamente na obtenção dos resultados, assim como a elaboração de propostas de valor e posicionamento competitivo torna mais fácil ganhar o mercado.
1.1 Estratégias Básicas
Para um plano de estratégias de negócio é preciso pensar no que uma empresa precisa para ser pelo menos competitiva no mercado.
Alta qualidade é a melhor coisa que o empreendedor pode oferecer, principalmente quando o resto do mercado oferece baixa qualidade. Porém, quase todas as companhias estão comprometidas com a qualidade e ela, isoladamente, já não basta.
Oferecer um bom serviço pode ser uma ótima estratégia, a menos que o serviço da concorrência também seja muito bom. Neste caso, o que se deve fazer para vencer a concorrência é criar novos tipos de serviço.
A terceira maneira de se diferenciar é por meio de preços menores. O problema é que só é possível oferecer o menor preço por um tempo determinado. Além disso, para que a empresa tenha alto valor, terá de oferecer mais do que simplesmente preços baixos. A percepção