O lider.
No capitulo apresentado, a professora repassa, que nos dias de hoje o papel de um líder é de suma importância, pois é ele que comanda e coordena os desafios criados no cotidiano, tem grande visão de futuro é autoconfiante, expõe com facilidade suas idéias e seus pontos de vista, está sempre em busca de atingir seus objetivos.
O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência na hora de tomar as decisões. Não se pode confundir o líder, com nada do que seja imposto, obrigado ou forçado, ele comanda com naturalidade, devido a suas características de "ser melhor", mais qualificado e aberto às idéias das outras pessoas.
Ele deve se mostrar otimista, eficaz, sempre ser justo e verdadeiro, estar disposto a ajudar e assume seus atos, eles dando certo ou não; É um grande inovador, sabe como agir, ele próprio se desafia.
Um líder tem como propósito passar a seus colaboradores, o desafio de trabalhar em equipe de manter um bom relacionamento, buscando aprimorar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas, na busca constante de melhores resultados. Ele não se preocupa em se destacar, mas que seus resultados se destaquem, a partir da união de sua equipe.
Em alguns casos o autoritarismo, pode acontecer, mas jamais um líder deve agredir com xingamentos e palavras de baixo calão, e sim apresentar uma nova forma de compreensão, sempre estimulando quem está ao seu redor, criando debates e expondo duvidas, trocando idéias, passando confiança e tranqüilidade. Essa é a maneira que um líder moderno deve agir para que haja compreensão entre o grupo. Mas ainda a casos onde se mostra autoritário, e inacessível, o dono da verdade, não aceita qualquer tipo de questionamento, pensando de forma errônea, só em aumentar seus lucros, e atingir suas metas financeiras, assim desestimulando o grupo; Lideres desmotivados jamais terão colaboradores motivados.
A motivação é o fator