o legado persa
RESUMO
O Legado do império Persa se destaca com dois grandes reis e suas conquistas. Sendo o Império da antiguidade que mais governou um imenso território. Destacando a organização dos reis, sendo o primeiro o rei Ciro; conhecido como um rei benevolente e justo. Depois dele o rei Dario conhecido pela sua organização social e econômica trazendo grandes feitos para seu povo.
INTRODUÇÃO
O Império Persa conhecido mundialmente entre cristãos e judeus; pela benevolência de Ciro e também pela posição territorial que na época conquistou. Entre suas características se destaca as obras públicas.
ORIGENS
Divididos em dois grupos Medos e Persas. Os Medos se estabeleceram nos campos ondulados da região noroeste do planalto Iraniano. Enquanto que os Persas rumaram para o sul habitando em terra árida.
Segundo Roaf “Nos mundo bíblico e grego, os Medos se associavam-se estreitamente aos Persas, dado que ambas eram tribos indo-iranianas que falavam línguas aparentadas. Na época do império Assírio, os Medos estabeleceram-se nos vales férteis [...] um grupo dos Persas era vizinho dos Medos no Zagros central.”
O REI CIRO
Seu governo foi brilhante com grandes conquistas como Nínive e Babilônia. Ciro derrotou os Medos no seu terceiro ano (513 a.c).
Todos os habitantes da Babilônia, assim como aqueles que viviam no país da Suméria e da Acádia, príncipes e governantes, o reverenciaram (a Ciro), lhe beijavam os pés, felizes por ter subido ao trono e o receberam alegremente, com caras radiantes, como ao mestre com ajuda do qual tinham passado da morte para a vida e tinham superado o prejuízo e o desastre, pelo que veneraram seu nome” (id. ROALF, 1997, pg. 204).
CARACTERÍSTICAS DO REINADO DE CIRO
Considerado um rei inteligente e benigno. Respeitava a cultura e a religião de cada povo dominado. Segundo Roalf “Ciro foi considerado pelos Judeus como um salvador, como enviado de Jeová, por ter libertado do cativeiro e permitir-lhes