instalação eletrica, DIMMER
LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AIROM LUCAS
IGOR SOUSA
LEANDRO
LUIZ CLAUDIO
RONERIO PACHECO
VARIADOR DE TENSÃO “DIMMER’’
MANAUS
2014
CENTRO EDUCACIONAL FUCAPI – CEEF
LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AIROM LUCAS
IGOR SOUSA
LEANDRO
LUIZ CLAUDIO
RONERIO PACHECO
MANAUS
2014
Sumário
INDICE DE ILUSTRAÇÕES
INTRODUÇÃO
Iremos tratar sobre o sensor de presença e o variador de tensão “dimmer”, seus funcionamentos e aplicações necessárias para o projeto de instalação elétrica.
Sensor de presença
O sensor de presença (interruptor automático de presença) tem a função de acender a iluminação de um determinado ambiente automaticamente ao dectar movimento (penas, animais, etc.) e de apaga-la quando, apois um tempo regulável de 10 segundos a 30 minutos aproximadamente, não houve qualquer tipo de movimentação no interior do recinto, em relação ao seu campo de detecção. O tempo de regulagem, ângulo de cobertura varia de acordo com o tipo do fabricante.
O sensor de presença não necessita de intervenção manual para que a iluminação se acenda como é o caso da minuteria, somente movimentos dentro do seu campo de detecção é o suficiente para iluminação acender e permanecer acessa enquanto houver movimento. Faz parte da linha de sensores ópticos.
O sensor de presença, dependendo da finalidade a que se destina, pode apresentar varias inovações tecnológicas, cujo o objetivo é tomar mais seguro e eficiente o controle das áreas a serem protegidas, proporcionando maior comodidade e segurança aos usuários. O sensor pode conter alem dos recursos básicos:
Fotocélula que limita o funcionamento do sensor nos momentos em que o ambiente está