O LDR
O LDR (Light Dependent Resistor) é um sensor de luz, também conhecido por fotoresistor, sendo basicamente uma fotocélula. É componente eletrônico passivo (não aumenta a intensidade de uma corrente ou tensão no circuito). Seu princípio de funcionamento é o de reduzir, ou aumentar sua resistência de acordo com a luminosidade que incide sobre o mesmo.
2 - Tecnologia envolvida:
É um componente composto de sulfeto de cádmio, ou sulfeto de chumbo, elementos semicondutores, em sua superfície. Tal material possui a característica de reduzir sua resistência quando a luminosidade sobre ele aumenta e aumentá-la quando a luminosidade é reduzida. Ou seja, a resistência do LDR é inversamente proporcional à luz que incide sobre o mesmo.
Consiste na conexão do material fotosensível com os terminais do componente, sendo que uma fina camada deste material fico exposta à luminosidade.
O aumento de energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (para mais longe do núcleo do componente). Ao aumentar o número de elétrons de condução, a resistência sob o componente é menor.
Ao retirar a luminosidade do dispositivo, um número maior de létrons tem seu nível de energia aumentado, graças à aquisição de energia entregue pelos fótons. Isso faz com que o número de elétrons livres fracamente ligados ao núcleo aumente.
3 – Custo: Possui custo relativamente baixo. Foi pago R$ 1,00 no sensor LDR utilizado.
4 - Aplicabilidade:
É amplamente utilizado nas chamadas fotocélulas que controlam o acendimento de postes de iluminação e luzes em prédios. Também é útil para o controle automático de portas, alarme contra ladrão, detectores de incêndio ou de fumo e para a contagem industrial.
5 - Faixa de operação: Escuridão : resistência máxima, geralmente acima de 1M ohms. Luz muito brilhante : resistência mínima, aproximadamente 100 ohms.
Responde principalmente ao espectro de luz visível (400 a 700 nm), tendo maior resposta