Vidrarias basicas de Laboratorio
CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vidrarias Básicas de Laboratório
Segurança no Laboratório
Palmeira Dos Índios – AL, dezembro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL
CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vidrarias Básicas de Laboratório
Segurança no Laboratório
Pesquisa de química geral apresentado a
UNEAl, para obtenção de nota na disciplina de química geral, do curso de licenciatura em química.
Orientador:
Palmeira Dos Índios – AL, dezembro de 2013
1. Introdução
O presente trabalho é sobre as vidrarias mais usadas em um laboratório, mais precisamente sobre suas finalidades especificas, onde servem para desenvolvimento de processos de análise, síntese de substâncias e materiais, bem como na separação de misturas.
2. Vidrarias Básicas de Laboratório O químico é um profissional que investiga a composição das substâncias, as suas propriedades, suas transformações, os efeitos dessas transformações em novas substâncias e o desenvolvimento de modelos que possam explicar esses fenômenos. Além disso, ele atua no desenvolvimento de processos de análise, síntese de substâncias e materiais, bem como na separação de misturas.
Mas para realizar esse trabalho de modo eficaz, os cientistas dependem cada vez mais da construção de aparelhos e equipamentos que tenham a maior precisão possível. Entre esses equipamentos, os mais usados pelos químicos são as vidrarias, que recebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas.
Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. Já os mais estreitos, como as pipetas e os balões volumétricos, identificam facilmente a variação de