Relatório
CENTRO DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO MAR
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DIANDRA BERNARDES DIETRICH
LETÍCIA GRABOVSKI DE OLIVEIRA
ORLANDO ROSINA
ITAJAI
2013
1 INTRODUÇÃO
Camboriú (Figura 01) é um município do estado de Santa Catarina que se limita com Itapema, Balneário Camboriú e Brusque. Sua rede hidrográfica constitui-se da bacia do Rio Camboriú, que corta o município e o abastece com água potável, fator de grande importância, em função da disponibilidade do manancial.
Suas nascentes localizam-se no extremo sul do município e, desemboca no mar, em Balneário Camboriú, após quarenta quilômetros de extensão. Seus principais afluentes são os rios: Peroba, Camboriú Pequeno, do Braço, dos Macacos e Canoas. No dia 31 de agosto de 2013, foi realizada uma saída de campo, da turma de Ecossistemas Aquáticos, da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, conduzida pelo professor Paulo Ricardo Schwingel, para pontos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, possibilitando-nos uma proximidade com equipamentos profissionais, os quais nos ajudaram a obter os resultados físicos da nossa pesquisa, como turbidez e pH, e, ensinando técnicas para o futuro profissional do acadêmico.
Figura 01. Localização do município de Camboriú e cidades vizinhas. Fonte: Google Maps
2 OBJETIVOS
Analisar diferentes pontos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, a partir da coleta de informações sobre a água como: turbidez, salinidade, condutividade, potencial hidrogeniônico (pH), oxigênio dissolvido , temperatura do ar e da água.
Conferir se há ocorrência de ações antrópicas nos locais visitados e quais são elas.
3 METODOLOGIA
Foram analisados oito pontos diferentes ao percorrer a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: 1) Rio Camboriú, 2) Rio Peroba, 3) Área de Captação da EMASA, 4) Rio Pequeno, 9) Limeira, 10) Bloqueio 17, 5) Certa (comunidade terapêutica) e 6) Macacos (Figura 02).