O latim e as origens da lingua portuguesa
A Língua Portuguesa teve sua origem no Latim, que se desenvolveu na Costa Oeste da Península Ibérica (atualmente são Portugal e a região da Galiza), que se inclui na Província Romana da Lusitânia.
Na região onde se localiza hoje a atual Itália, o Lácio, habitava um povo que falava latim e após algum tempo foi fundada a cidade de Roma, onde a população foi crescendo e foram agrupando novas terras ao seu domínio.
Nestas conquistas impunham seus hábitos as terras vencidas, assim como seu padrão de vida e sua língua.
A esses povos vencidos era imposto o latim vulgar, no entanto estes povos eram diversos e tinham linguajares diferentes, com isto o latim vulgar sofreu alterações em várias regiões.
No século III A.C os Romanos invadiram a Península Ibérica, a dominação era cultural e territorial, e com o passar dos anos foram abertas estradas ligando as colônias às metrópoles ao passo que iam se formando escolas.
O contato com o Latim vulgar fez com que após alguns períodos as línguas locais desaparecessem, levando assim ao aparecimento de novos dialetos.
A língua Portuguesa iniciou o seu segundo processo de diferenciação das Línguas Ibéricas já existentes após a queda do Império Romano no período das invasões bárbaras no século V quando surgiram as primeiras alterações fonéticas documentadas que refletiam o léxico.
Com a queda do Império Romano, as escolas se fecharam, e a nobreza acabou derrubada, e como não existiam mais os elementos que unificavam a língua, o latim ficou livre para modificar-se.
Ocorre também no século VIII, a invasão dos árabes, que foi mais intensa no sul da Península, que deu origem a cultura moçarabe. A Religião e a Cultura desse povo,eram muito diferentes,as influencias da língua árabe se restringem ao léxico,que teve como empréstimo palavras terminadas com el.
Com a invasão da Península Ibérica, o árabe é adotado como língua oficial nas regiões conquistadas, contudo a população continua a