O labor teológico - Introdução a Teologia
ORAÇÃO
Se almejamos sucesso em
nosso trabalho faz-se mister
empregarmos esforço e perseverança sem o qual não atingiremos o êxito do mesmo. O labor teológico da mesma forma nos submete a tal aflição, todavia este anseio de uma forma misteriosa é oriunda de esperança e promove a força que nos leva adiante.
Todo labor teológico deve iniciar em oração, não só no ponto de partida mas esta deve o acompanhar constantemente. O autor apresenta a regra "ora et labora!" ["ora e trabalha!"] que segue a seguinte ordem: primeiro orar e depois trabalhar todavia devemos conduzir este labor de forma que se identifique a uma oração, que obtenha o caráter da mesma e somente através desta teremos um canal aberto para cima. A natureza de Deus é espírito luz e amor, "Deus é luz, e não há nele treva alguma". (I Jo 1.5), quando permitimos que esta luz incida sobre o nosso trabalho toda e qualquer sombra de dúvida nos será revelada. Permitir que Deus governe todas as áreas de nosso trabalho é a certeza de que está obra não se torne algo infrutífero mas venha ser uma obra reta.
O labor teológico não deverá sair de resultados já estabelecidos, mas deve ser um trabalho contínuo tendo em vista que as misericórdias de
Deus se renovam a cada dia, devemos buscá-las a cada novo dia, assim não correremos o risco de trilharmos por um caminho rotineiro tornando nosso trabalho algo enfadonho, pelo contrário "a teologia poderá ser uma ciência livre e alegre." cita o autor.
Por fim entendemos que o trabalho teológico deve ser conduzido numa lógica de perguntas e respostas, onde através da oração chegamos a
Deus com as dúvidas obtidas no decorrer do trabalho, e Deus numa ação milagrosa abre-nos o entendimento para Sua obra e palavra.