O Ked é um dispositivo utilizado em conjunto com o colar cervical que permite a imobilização da cabeça
Características:
O material do tipo colete é confeccionado em nylon lavável, permitindo a imobilização da cabeça, pescoço e tronco da vitima (coluna vertebral). Deve ser totalmente estruturado, em sua parte interna, com hastes radiotranparentes, que fornecem sustentação e imobilização ao corpo da vitima. Possuem em suas extremidades laterais (dobráveis), 3 tirantes do tipo engate rápido, confeccionado em nylon de 50 mm de largura e em 3 cores diferentes (amarelo vermelho e verde). Devera ser acompanhado de almofada retangular e duas fitas para a fixação da cabeça da vitima. O colete possui também duas correias de fixação posicionada na parte superior para fixação dos membros inferiores da vitima. Devera possuir resistência para imobilização e transporte de ate 165 Kg. Existe tamanho adulto e infantil.
OBJETIVO: Imobilizar o paciente traumatizado ainda na posição sentado, antes de movimentá-lo, quando as condições da cena e do paciente forem estáveis e o tempo não for a principal preocupação. Ou seja, de forma segura mantendo o alinhamento e a imobilização de toda a coluna vertebral.
DEFINIÇÃO: O ked é do tipo veste ou colete, que é utilizado em conjunto com o colar cervical quando é indicada a estabilização de toda a coluna vertebral do paciente ainda sentado. Que não seja portador de lesões com risco de morte imediato. São necessárias, também, habilidade e força física para ajudar e socorrer o paciente (mínimo 02 ou 03 socorristas); Se for criança (USO PEDIÁTRICO) ou se não o possuir, colocar cobertores ou toalhas no peito da criança antes de apertar os cintos.
INDICAÇÃO: É indicado na retirada de pacientes do interior de veículos automotores. Deve ser