O Julgamento de Pares de Crianças com Dificuldades Interativas
309
O Julgamento de Pares de Crianças com Dificuldades Interativas após um Modelo Ampliado de Intervenção
Rebeca Eugênia Fernandes de Castro 1 2 3
Márcia Helena da Silva Melo
Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Universidade de São Paulo
Resumo
A literatura sobre competência social tem demonstrado que a rejeição pelos pares na infância é um fator de influência no desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. O presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa ampliado de atendimento, envolvendo pais, professores e pares de crianças com dificuldades de interação. A intervenção foi realizada em uma escola pública da periferia de Osasco-SP, que funcionava como sucursal da clínica-escola do IPUSP. Participaram 38 crianças da segunda série, pertencentes a três grupos: a) 13 ao grupo de atendimento psicológico; b) 12 ao grupo controle e c)
13 ao grupo de validação. Seu status sociométrico foi mensurado a partir de entrevistas com as respectivas turmas em três momentos: antes, durante e após a intervenção. As crianças que participaram do programa de intervenção revelaram um aumento significativo da competência social quando comparadas ao grupo controle e alcançaram status sociométrico semelhante ao do grupo de validação.
Palavras-chave: Competência social; atendimento preventivo; comunidade.
Peers´ Judgment About Children With Interactive Difficulties After an Extended Intervention Model
Abstract
The literature on social competence has demonstrated that rejection by peers during childhood is a factor of influence in the development of antisocial behaviors. The present study aimed to measure the effectiveness of an extended clinical intervention model, involving parents, teachers and peers of children with interaction difficulties. The intervention was developed at a public school at Osasco-SP suburb, which was a IPUSP psychological center´s branch. The subjects were 38