O jovem e a propaganda e o consumo
São muitos os temas a serem relacionados com jovens e adolescentes, que geralmente estão na faixa de 12 á 20 anos. Muitos problemas são acarretados á essa faixa etária, tais como: atritos familiares, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, violência, drogas, falta de oportunidades, desemprego, etc.
A psicologia define adolescência como um período conflituoso e turbulento, onde se passa pelo processo de auto-afirmação. É nesse período que os valores sociais do individuo são formados.
As definições de adolescência podem variar muito dependendo do ambiente, intuito da pesquisa, principalmente se tratando da idade numérica.
Já na juventude, espera-se que o individuo já esteja visando e se movendo para alcançar sua realização pessoal, social e profissional, ou seja, estar economicamente independente, pensando em formar família, etc.
Mas a juventude também vem acompanhada de diferentes conceitos, opiniões, faixa etária, ou seja, os dois grupos devem ser tratados em suas diversidades.
O Jovem e a transformação
Como já dito, a juventude é uma fase que pode acarretar muitos conflitos tanto internos quanto externos, tudo isso buscando abandonar a identidade de criança para tentar criar independência e estabilidade.
Já os adultos vêem a juventude como um problema, uma fase difícil de lidar, uma expressão muito comum de se ouvir é: “adolescente/jovem rebelde”, ou seja, ser jovem soa irresponsabilidade, inconseqüência, a busca de novas emoções, agir pra depois pensar, etc. É nessa fase que muitos vícios são adquiridos, pois o individuo busca a novidade e muitas vezes acaba formando sua personalidade a partir das experiências da juventude.
O jovem, a sociedade e os grupos de referencia
Por vivermos em sociedade, temos nossos gostos, atitudes, pensamentos, sentimentos e comportamentos influenciados pelo meio em que vivemos. Os jovens passam a maior parte do tempo em grupos, estão sempre interagindo com