o jogar e brincar no contexto pedagógico
O JOGAR E O BRINCAR EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
No texto “O JOGAR E O BRINCAR EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, de Nara Fernanda de Campos, publicado pela Revista
Conteúdo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 – ISSN 1807-9539 127, a autora faz uma análise sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e como os mesmo auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem das crianças.
Em sua introdução a autora apresenta como propósito do artigo a discussão da utilização dos jogos e brincadeiras na brinquedoteca no dia a dia da Educação Infantil, com a participação ativa da criança e do educador, o brincar é uma das atividades mais importantes na infância pois é nesse momento que as crianças buscam compreender a própria realidade, as coisas boas e ruins.
Os jogos e brincadeiras ajudam as crianças de 0 aos 5 anos, no processo de desenvolvimento mental e corporal, e a expressarem suas emoções.
As atividades lúdicas ajudam as crianças quando estas entram em contato com um ambiente novo, como a pré escola, explorando o jogo e a brincadeira em contato com outras crianças, elas se adaptam e socializam com menos dificuldades, devendo o educador utilizar desses recursos pedagógicos para introduzir bons hábitos às criança.
O JOGAR E O BRINCAR EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO
O profissional da Educação Infantil deve utilizar os jogos e brincadeiras adequados para que possa escolher o melhor tipo de jogo e de brincadeira afim de alçar seus objetivos, estando ciente de que a criança quando está brincando, incorpora valores, conceitos e conteúdos. A utilização de jogos e brincadeira pelo pedagogo é atualmente muito difundida e esse profissional pode utilizar de teóricos de renome bem como do Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil (1998).
A atividade lúdica trabalhada pelos educadores, como os jogos e brincadeiras, ajudam a criança em seu desenvolvimento, pois proporcionam novos