O islã
ADEIR AFONSO VIGNE
Trabalho apresentado a Universidade Metropolitana de Santos - Núcleo de Educação a Distância Faculdade de Educação e Ciências Humanas como requisito parcial de avaliação do curso de História, sob a orientação do Profº. Maurício Nunes Lobo.
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
SÃO MATEUS – ES
2012
RESENHA DO DOCUMENTARIO "Islã: O Império de Fé" de Robert Gardner
Esse trabalho tem por finalidade esclarecer um pouco da cultura islâmica que sempre foi vista com maus olhos por muitos povos de diferentes continentes, a partir do vídeo documentário "Islã: O Império de Fé" de Robert Gardner. O islamismo está entre as maiores religiões monoteísta do mundo atual. Perseguida pela igreja católica, o islã sobreviveu ao tempo, as guerras e a oposição das civilizações ocidentais.
O islã tem Muhammad (Maomé) como fundador e único profeta e Alá como seu único Deus. Viveu em um lugar desértico, e marcado por constantes guerras e disputas por territórios, rotas comerciais e principalmente água. Lugar esse cheio de crenças em vários deuses e totens, concentrado em um lugar chamado Caaba, que segundo as tradições, foi construída por Abraão e em seu interior encontra-se uma pedra negra que caiu do céu. Aos arredores da Caaba era um lugar sagrado, de respeito, e portando de paz, onde os inimigos se encontravam, mas não guerreavam. Maomé é um homem muito religioso e que sempre ia as montanhas para meditar até que um dia, recebe a presença de um anjo que lhe revela como profeta de Deus. Passa-lhe então os ensinamentos que hoje se encontram escritas no Alcorão, representando um novo modo de vida, onde todos deveriam ser iguais justos e sem divisões. Nessa religião não existem imagens a ser adorada, nem santos, nem mesmo Maomé, somente o alcorão que contém as palavras sagradas de Deus na terra.
Maomé é expulso de Meca numa peregrinação que marca o ano um do calendário