o islao em africa
A palavra Islão deriva da raiz árabe “Saláma” que significa paz, pureza, submissão e obediência.
No sentido religioso significa submissão voluntária à Vontade de Deus e Obediência à Sua Lei, que foi revelada ao Profeta Muhammad, abençoado seja o seu nome, último dos Mensageiros de Allah (Deus), há 1427 anos, através do Alcorão, Livro Sagrado do Islão.
Alcorão é o livro Sagrado revelado por Deus ao Profeta Muhammad, através do Anjo Gibrail, Gabriel, por um período de 23 anos em Meca e em Medina.
É composto por 30 Juz (Partes), 114 Suratas (Capítulos), 6342 versículos.
Os Pilares do Islão
A Fé
Ash-Shahadah
É a afirmação da fé: “Não há nenhum deus senão Allah e Muhammad é o seu Profeta”
A recitação sincera deste credo é a primeira atitude necessária para se abraçar o Islão, cuja recitação é a seguinte:
Ach-Hadu An Lailáha Il Lal Laha
(Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah)
Wa ach-Hadu Ana Mohamadane Abduhu wa Raçuluhu
(Presto testemunho de que Muhammad é servo e mensageiro de Allah)
A Oração
Filologicamente, Saláh (oração) significa pedir, orar. A oração é o elo de ligação entre a criatura e o seu Senhor, na qual Lhe solicita e Lhe dirige as sua preces, venerando-O através da prostração e da genuflexão, sendo considerada como base fundamental da religião.
Reforça a fé na existência e na bondade de Deus; aviva a fé tornando-a construtiva na vida prática; ajuda o homem na compreensão das suas aspirações e a uma vida virtuosa; purifica o coração e conforta a alma; estimula os elementos positivos e honrados do homem, eliminando as tendências más e desonestas.
A prática da oração é obrigatória para qualquer muçulmano, quer seja do sexo feminino ou masculino, desde que seja adulto, são e responsável e, no caso das mulheres, fora do período menstrual ou do parto.
O período máximo de ambos os casos é de dez e quarenta dias. Nesta situação as mulheres estão totalmente isentas da prática da oração.
A oração não