O INÍCIO DA LOGISTICA
Logística vem do grego LOGISTIKOS, do qual o latim LOGISTICUS é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio.
A logística é muito antiga ela é praticada desde o tempo das cavernas. Quando os nômades, de uma forma primaria, já utilizavam a logística para se deslocar de um local para outro para conseguir melhor alimentação para sua tribo e se proteger de animais selvagens.
Acredita-se que a adoção de logística, como elemento estratégico de planejamento, dentro de uma atividade, antes da era empresarial, tem na Segunda Guerra Mundial a sua presença mais notável. Aqui no Brasil, as primeiras atividades logísticas desenvolvidas pelos militares, remonta à época imperial.
De forma sistêmica a logística, passa a ser utilizada na arte da guerra. As divisões de suprimento, abasteciam os exércitos nos tempos e locais certos, para aqueles que conseguiam a melhores estratégias de deslocamento das tropas, suprimentos e equipamentos – isso passou a ser um diferencial. Assim observado a semelhança da logística militar com as atividades industriais, esta estratégia passou a ser usada, com certo sucesso, nas empresas. Surgindo então, a expressão Logística Empresarial.
Podemos dizer desta forma que quando se pensa em logística , lembramos da ciência e da prática que tem como objetivo fazer com que a mercadoria esteja no lugar certo, no momento adequado e a um custo mais baixo possível.
A logística empresarial.
BAGLIIN (1990), Afirma que a logística é uma função da empresa que se preocupa com a gestão do fluxo físico do suprimento de matérias – primas, assim como a distribuição dos produtos finais aos clientes.
BALLOU (1993), diz que a logística empresarial visa o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem de mercadorias.
VIANA (2002), concebe a logística como uma operação integrada para cuidar