O inspetor geral
RESUMO: As maiores autoridades de uma pequena cidade da província, lideradas pelo Prefeito, reagem com terror aos boatos de que um inspetor disfarçado será enviado para sua cidade para fazer uma investigação. Imediatamente, eles começam a tomar providências para encobrir os inúmeros desvios de conduta e melhorar a aparência das coisas. O ritmo frenético das atividades é interrompido subitamente pela notícia que um estranho chegara de São Petersburgo duas semanas antes e estava instalado na hospedaria da cidade. Este homem, no entanto, não era um inspetor. Seu nome era Khlestakov, e ele era um jovem, pedante e ambicioso funcionário de uma repartição da capital que estava viajando para visitar seus pais no interior, e ficara na hospedaria simplesmente por estar sem dinheiro.
Cegos pelo seu medo, suas consciências pesadas e por sua profunda tendência à bajulação, o Prefeito e seu séquito não hesitam em confundir o insignificante dândi com o poderoso inspetor. Por algum tempo, o pseudo inspetor sequer percebe que estava sendo confundido com alguém. Ele aprecia o servilismo dos homens importantes da cidade, tendo jantado com eles, arrancado grandes subornos de todos e, por fim, ficando noivo da filha do Prefeito.
Para sua sorte, ele ouve os conselhos do seu servo e vai embora da cidade (prometendo voltar mais tarde, mas sem a menor intenção de cumprir sua promessa) pouco antes da sociedade local descobrir sua verdadeira identidade, através de uma carta interceptada. O Prefeito faz um discurso a todos, dizendo que na verdade tudo não passara de uma grande brincadeira que eles mesmos tinham criado.
Enquanto as autoridades discutem entre si, chega uma mensagem para o Prefeito, dizendo que o verdadeiro inspetor acabara de chegar e que ele deseja vê-lo imediatamente. A peça termina com todos os personagens paralisados de