O indivíduo e a sociedade
Sabemos que desde os primórdios a vida em sociedade tem sido fundamental para o homem, o convívio com outras pessoas tornava a sobrevivência, a alimentação, a conservação da espécie mais fácil e possível. Com o decorrer do tempo tornou-se cada vez mais necessária a vida em grupo, criando-se também normas que auxiliaram esse convívio.
Vivemos em sociedade a maior parte do tempo, desde nossos primeiros anos até o fim da nossas vidas, e essa interação social é fundamental para a formação do nosso jeito de agir, pensar e conviver com as outras pessoas. Quando crianças, passamos pela fase primordial da formação da nossa índole, onde guardaremos tudo que nos é ensinado durante esse período. Quando começamos a ir à escola começamos a interagir verdadeiramente, pois conhecemos crianças que possuem outra educação e costumes alheios àqueles que estávamos acostumados, consolidando nossa personalidade e dando-nos a primeira noção do nosso individualismo no meio social.
Não nos esquecendo, também o quão importante é a influência da família na formação de nossa personalidade, a família nos oferece as primeiras noções de ética e moral, conceitos que serão carregados conosco pelo resto de nossas vidas.
Acredito que tanto o contato familiar, quanto o escolar foram de extrema importância na formação do meu caráter e personalidade, através deles pude ter noção do que é viver em sociedade, tendo noção que as diferenças existem, podendo aceita-las e acima disso respeitá-las tornando possível a convivência e a interação saudável com terceiros. Possibilitando também a minha evolução como ser humano, auxiliando no meu crescimento intelectual e social.