máquinas eléctricas
TRANSFORMADOR PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Um transformador é uma máquina eléctrica estática que nos permite modificar o valor de uma tensão alternada (é ao mesmo tempo, um receptor eléctrico e um gerador eléctrico).
Permite-nos modificar (elevar ou baixar) a tensão ou a corrente alternada.
Os transformadores são formados por dois enrolamentos, devidamente isolados, que envolvem parte de um núcleo fechado resultante da sobreposição de uma grande número de chapas de ferro especial.
O Funcionamento dum transformador baseia-se no fenómeno da indução mútua.
Um transformador é basicamente composto por um circuito magnético ( núcleo ); e por uma bobina.
Como já foi referido o seu funcionamento baseia-se na indução. Assim, quando ligamos à rede o enrolamento a que chamamos primário, fazemos passar uma corrente alternada I1, o enrolamento secundário, fica submetido a um fluxo variável, pelo que se induz nele uma F.E.M alternada e, se o secundário se encontrar em circuito fechado por um receptor, uma corrente alternada induzida I2.
Estas máquinas apenas servem para corrente alternada, pois, com corrente contínua não haveria o fluxo produzido pelo primário relativamente ao secundário pelo que não induziria nele qualquer F.E.M..
Os transformadores são caracterizados pela sua potência, considerando que os receptores a eles ligados apresentam um factor de potência igual à unidade, pela tensão a que é ligado o transformador (tensão primária U1) e pela tensão obtida no enrolamento secundário(tensão secundária U2).
Uma bobina, na presença duma variação de fluxo magnético, é sede duma corrente eléctrica variável.
Quando uma bobina é percorrida por uma corrente variável induz numa outra