O indivíduo e a Sociedade
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Introdução
Talvez nunca tenhamos parado para pensar como foi que aprendemos a falar, a ler, a escrever, a comer, enfim, a ter os costumes que temos, a viver do modo como vivemos e a como isso tudo aconteceu. Pois é, foi através do processo de sociabilização, ou seja, o modo como nos foi ensinado como agir, pensar, sentir e viver em sociedade. Nesta atividade, teremos uma breve discussão sobre a socialização na infância e suas consequências, destacando a família e a escola como os mais importantes desse processo, além de exemplos e experinências próprias do autor.
1 - Desenvolvimento
Socialização na infância
Quando uma criança nasce ela vem ao mundo sem nenhuma herança cultural, e é através do convívio no âmbito social no decorrer de sua vida que está passa a aprender a viver em sociedade. Este processo é chamado de socialização. Uma criança vem ao mundo como um branco, sem nenhum costume, cultura ou tradição, e para seu desenvolvimento social, passa a ser desenhando em seu crescimento os costumes e formas de viver em sociedade, até que está cresça e passe a compreender e viver de acordo com tudo que foi aprendido em seu desenvolvimento pessoal. Podemos definir este processo de socialização como sendo “...a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive.” (DIAS, 2013, p. 74)
A família é o mais importante agente de socialização, pois, garante todo aprendizado inicial preparando a criança para o convívio em sociedade. Posso afirmar isso por própria experiência, independente dos estudo científicos realizados, pois minha família formou meus valores e crenças, a forma como fui criada pelos