O indivíduo e seu papel na sociedade
A escola entra nesse contexto para transformar o aluno em um indivíduo esclarecido capaz de tomar decisões conscientes e possuidor da importância do mesmo.
A educação deve ir além do comodismo, do essencial. Devemos gerar um ambiente fascinante de experiências e conquistas.
Tudo que ensinamos em sala de aula deve ter um sentido. Nada que se aprende sem sentido tem valor, então o aluno deve entender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mero agente passivo da sociedade, mas sim um agente transformador. O aluno esclarecido tem conhecimento, e o conhecimento gera poder.
O mundo passa por transformação em toda a esfera do relacionamento humano e a educação não pode ficar alheia a esse processo de transformação.
Diante dessa caracteristica social, emerge o papel fundamental da escola:preparar individuos possuidores de conhecimento. A prática de projetos, campeonatos, palestras, e discussões, fazem com que nossos alunos participem e tenham voz ativa. Essa prática é um excelente exercício da cidadania.
Ao ler a minha reflexão, fico feliz em saber que desde o início minha idéia sobre aprendizagem estava condizente, ao que hoje sabemos o que realmente se espera sobre